FSP - https://www1.folha.uol.com.br/
07 de Mai de 2025
Entidades defendem inclusão da pesca no Fundo Clima
Cerca de 30 organizações do setor assinam documento, encaminhado aos membros da conferência da ONU que será realizada em novembro em Belém (PA)
07/05/2025
Cerca de 30 entidades do setor da pesca e da aquicultura am uma carta direcionada aos membros da COP30, Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, pedindo a inclusão da atividade no Fundo Clima, para que tenha o a melhores condições de financiamento.
O documento foi elaborado durante um evento internacional realizado no final de abril em Belém e que contou com mais de 6.600 participantes. Na carta, as entidades propõem um conjunto de medidas consideradas estruturantes para promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca no Brasil, em especial na Amazônia.
Entre as ações está a inclusão da aquicultura e da pesca nas ações de governos, órgãos de fomento e financiadores como atividade de baixo carbono, para a produção de alimentos e a geração de trabalho, emprego e renda e preservação da floresta.
Também sugerem a formação e capacitação de profissionais e abertura de novas frentes de trabalho e o aumento do investimento na cadeia produtiva e na divulgação dos produtos da aquicultura e da pesca.
Para os organizadores do evento, a COP30 é uma oportunidade histórica de colocar o Brasil e a Amazônia no centro das soluções globais.
"A Carta de Belém é um marco. Ela mostra que a Amazônia tem respostas reais para os desafios climáticos e alimentares", afirma Altemir Gregolin, presidente do IFC Amazônia e ex-ministro da Pesca e Aquicultura. "Não é apenas sobre preservar a floresta, mas sobre desenvolver com responsabilidade."
https://www1.folha.uol.com.br/colunas//2025/05/entidades-defendem…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.