O Globo - https://oglobo.globo.com/
28 de Abr de 2025
Operação contra garimpo ilegal explode dragas em terras com mais indígenas isolados do mundo
Ação da Polícia Federal, Ibama e Funai busca identificar líderes e financiadores do crime no Vale do Javari
28/04/2025
A Polícia Federal (PF), o Ibama e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, da FUNAI, destruíram 16 dragas e maquinários utilizados no garimpo ilegal. O feito faz parte da Operação Nindaid Isquim para combater a prática no Vale do Javari, região situada no extremo oeste do Amazonas. A ação, que ocorre entre os dias 24 de abril e 1o de maio, abrange o Rio Jandiatuba e áreas adjacentes, território que concentra a maior população de indígenas isolados do mundo.
Nos primeiros dias da operação, além da destruição dos equipamentos, a PF realizou ações para coleta de informações de inteligência que subsidiarão futuras investigações. O objetivo é identificar líderes e financiadores do garimpo, bem como possíveis conexões com organizações criminosas.
Segundo as autoridades, a expansão do garimpo na região coloca em risco comunidades indígenas isoladas e ribeirinhas, além de provocar contaminação por mercúrio e danos irreversíveis aos ecossistemas da Amazônia.
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares. A área abriga aproximadamente 7 mil indígenas de etnias como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa. Atualmente, há nove registros confirmados de grupos isolados e outros cinco em estudo.
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/04/28/operacao-contra-gari…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.